SmartHint é a primeira startup do Brasil a incluir pesquisa de voz em seu sistema de busca e recomendação

Ferramenta com inteligência artificial consegue efetuar pesquisas em e-commerce a partir do pedido por fala do usuário

Um dos pilares da SmartHint, startup de busca e recomendação para e-commerce, é melhorar cada vez mais a experiência do cliente em sites de compras online, para isso a equipe de tecnologia da startup está sempre estudando novas possibilidades e treinando a inteligência artificial para novas capacidades. Por isso, foi implementada uma nova função de busca por voz, muito conhecida pelos usuários do Google, fazendo da startup a primeira empresa do segmento a utilizar essa tecnologia no mercado brasileiro.

Agora, todos os e-commerce do Brasil poderão ser beneficiados com o novo método de pesquisa, levando mais agilidade, praticidade e assertividade na hora de consultar produtos online. “Isso irá elevar ainda mais a experiência de compra e aumentar as chances de conversão e a fidelização do cliente. Especialmente para itens com nomes mais complicados ou de escrita estrangeira, já que a ferramenta junta a similaridade fonética com a agilidade do sistema que apresenta os resultados em milissegundos”, comenta Rodrigo Schiavini, fundador e CEO da SmartHint. 

A pesquisa por voz funciona a partir do reconhecimento de fala, feito pela inteligência artificial do sistema. Basta o cliente entrar no site, ir até o campo de busca e clicar no ícone de microfone, que aparece no canto do campo de busca, e dizer o que deseja. Assim, a inteligência artificial transforma a fala em texto e a pesquisa será iniciada instantaneamente.

“Com o avanço das tecnologias de assistentes virtuais, vimos a possibilidade de seguir o mesmo caminho para o e-commerce. Com a busca por voz, se o cliente diz uma palavra estrangeira que ele não sabe a pronúncia ou a escrita corretamente, como o vinho Pinot Noir, a inteligência artificial entende o que o cliente procura e encontra o produto desejado. Quando você oferece novas opções e novas tecnologias para o consumidor, ele enxerga um valor imenso nisso, reconhece que a empresa está investindo em inovação e se preocupa em entregar uma experiência de compra excelente e diferenciada”, conta Schiavini.