EBANX lança programa de estágio inteiramente destinado a pessoas negras, desenvolvido em parceria com a Eureca

O EBANX, fintech unicórnio de pagamentos fundado no Brasil e que tem atuação global, está lançando seu programa de estágio exclusivo para pessoas negras. O processo seletivo foi desenvolvido em parceria com a Eureca, consultoria de RH especializada em empregabilidade de juventudes e com foco em diversidade. As inscrições vão até 25 de março de 2021, para pessoas que moram em Curitiba (PR), onde fica a sede do EBANX, e região metropolitana.

“Abrir este programa nos deixa muito felizes, porque acreditamos no poder de uma ação como esta para a construção da mudança social. Queremos criar uma empresa cada vez mais inclusiva e plural, com diversidade de pensamentos e ideias, e que este movimento extravase e gere impactos positivos na sociedade como um todo. Este é um passo que vai nos ajudar nesta missão”, diz Daniele Fonseca, líder global de Recursos Humanos do EBANX.

Para a Eureca, a ação tem o poder de atuar em pontos sensíveis como empregabilidade e representatividade da população negra. “O estágio exerce uma função social de inserção no mercado de trabalho. E o mercado de trabalho é uma porta importante para muitas outras oportunidades”, explica Mariana Macedo, líder de Projetos na Eureca. “Um programa específico para negros como esse do EBANX é muito significativo para nós da Eureca, e um grande marco na nossa história como consultoria de educação e seleção. Além de criar mais essa porta para essa comunidade, o projeto também contribui para aumentar o leque de referências – para que essas pessoas se vejam cada vez mais representadas nas empresas”, completa.

Além do programa de estágio exclusivo, o EBANX também começou um plano de abertura de vagas de liderança exclusivas para pessoas negras. A primeira será para a área de Tecnologia, mas o objetivo é que mais delas sejam abertas, em outras áreas também. “Entre os nossos compromissos de diversidade, está a meta de aumentar em quatro vezes o número de pessoas negras no quadro de funcionários até 2023. A jornada da diversidade e inclusão é um caminho de aprendizado constante, e sabemos que temos muito a aprender. A ideia é que as vagas específicas e o programa de estágio sejam dois dos motores para promovermos essa mudança”, explica Fonseca.


O programa de estágio

Na inscrição, o candidato vai escolher a vaga para a qual quer aplicar, nas áreas de Comercial, Finanças, Marketing, Produto e de Pessoas do EBANX.

A experiência vai além: o programa vai fomentar o aprendizado não apenas entre os participantes do processo seletivo e os estagiários que entrarem, mas também entre todos os que se inscreverem nas vagas, que terão acesso a conteúdos em forma de palestras, rodas de conversa e outros. Especialistas da Eureca e do EBANX também vão compartilhar com todos os inscritos dicas de estágio em geral e também do próprio EBANX.

Após o período de inscrição, pessoas selecionadas pela Eureca para participar do processo vão passar por uma jornada de avaliação em duas etapas, que vai culminar na contratação para o programa de estágio: a primeira terá dinâmicas em grupo; e a segunda e última, entrevistas com líderes do EBANX. Todas as etapas vão contar com avaliadores e facilitadores negros. “O objetivo é prezar pela representatividade e criar um espaço de segurança e acolhimento”, explica Júlia Gomes, líder de Diversidade e Inclusão da Eureca.

A identidade criativa do programa também foi toda pensada por um grupo diverso dentro do EBANX, com consultoria da Eureca. As ilustrações que materializam essa identidade e dão a base para todas as peças de divulgação do programa foram feitas por dois artistas negros brasileiros: Rayssa da Penha e Rimon Guimarães.

Da Penha fez uma referência ao afrofuturismo, e sua ilustração traz a pessoa negra no controle de sua narrativa e como protagonista na criação do próprio futuro. Guimarães se inspirou na união do orgânico e do digital, do homem e da máquina, pensando em uma sociedade avançada na qual grupos que hoje estão na exceção ocupem espaços de poder e conhecimento.


Serviço:
Programa de estágio do EBANX, exclusivo para pessoas negras
Inscrições: até 25 de março de 2021, pelo site estagio.ebanx.com
Início do estágio: 5 de julho de 2021
Período de duração: um ano
Quem pode participar: pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, residentes em Curitiba (PR) e região metropolitana, que estejam cursando ensino técnico ou ensino superior
Mais informações: estagio.ebanx.com