Digitalização e foco nos usuários são movimentos de empresas líderes no mercado atual

Especialistas como Felipe Pinheiro, Tax Intelligent Manager na C&A, Fabrizzio del Grande, HR Solutions Country Leader na Trane Technologies e Julio Baldin – Diretor de Suprimentos no Grupo Edson Queiroz, discutem visão voltada para a digitalização de processos que engloba um dos setores principais das organizações: as finanças

De forma menos ou mais acelerada, 2021 continua exigindo transformações em diferentes setores e, no quesito tecnologia, o impulsionamento continua sendo a atitude de milhares de organizações que desejam alavancar suas redes de atuação no mercado. Segundo o estudo “Covid-19 e o futuro do negócios”, feito pela IBM no final de 2020, com mais de 3.800 executivos C-Level em 20 países e 22 setores, seis em cada dez empresas aceleraram projetos de digitalização e mais da metade dos executivos (51%) deve prioriza-los no decorrer dos próximos anos.

De acordo com Aldo Macri, Sócio-Diretor de Clientes e Mercados na KPMG da Região Sul e Coordenador do Comitê de Inovação no IBEF-PR, é preciso ter cuidado para não digitalizar o “caos” ou então objetivar simplesmente redução de custos e de pessoas. “Esse é o equívoco de inúmeras empresas e executivos. Para se ter retorno é muito importante observar os fatores como patrocínio, engajamento, cultura organizacional, colaboração e conhecimento das ofertas disponíveis no mercado. Além disso, é necessário identificar quais áreas e processos que são cruciais para o negócio e exigem uma melhoria de experiência, seja no front office ou middle e backoffice. A empresa focar apenas na melhoria dos processos que lidam com os clientes externos, pode ser um erro caso seus processos internos não acompanhem essa evolução e digitalização. O fato é que a tecnologia precisa ser encarada e utilizada com aliada”, argumenta.

O processo de digitalização envolve explorar a tecnologia em prol não apenas de soluções empresariais, como pode ter também ligação direta na vida das pessoas. “Durante a pandemia, a empresa de transporte por app, 99, divulgou que investiu aproximadamente 90 milhões para criar um novo modelo de corridas feito totalmente pelo WhatsApp, de olho no público C e D, e colheu um aumento de 26% nas regiões que foram englobadas. Isso significa que os benefícios da digitalização começam primeiramente na experiência dos usuários, seja ele interno ou externo à companhia (clientes e fornecedores, por exemplo) e passam também por questões de melhoria de controles, maior produtividade, redução de erros, facilidades de mensuração de indicadores de desempenho, redução de custos e possibilidade de dar foco em atividades de maior valor agregado ao negócio. Outro ponto é a agilidade. Uma empresa digital tende a ser muito mais vencedora no mercado atual do que a empresa não digital”, diz Macri.

Entre os fatores que merecem atenção visando um processo de digitalização bem-sucedido estão a cultura orientada para a colaboração e com foco em melhoria contínua e a aplicabilidade de metodologias ágeis, testando, errando e melhorando mais rapidamente. E para discutir essa temática, aliada a atuação dos profissionais de finanças, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças irá promover na próxima terça-feira, 06 de abril, às 18h30, um webinar sobre Finanças na era digital: Um debate sobre como obter retorno em iniciativas de digitalização.

O evento online será moderado por Aldo Macri, além de Robson Garcia, Gerente de Planejamento na Global Cobrança e Membro do Comitê de Inovação no IBEF-PR, e Robson Garcia – Head de Inovação e negócios na Neocredit, e terá como palestrantes Fabrizzio del Grande, HR Solutions Country Leader na Trane Technologies; Felipe Pinheiro, Tax Intelligent Manager na C&A e Julio Baldin – Diretor de Suprimentos no Grupo Edson Queiroz.

O evento terá transmissão gratuita pela plataforma online Zoom e, para participar, é necessário se inscrever previamente. A iniciativa recebe o patrocínio de gestão do escritório Gaia, Silva, Gaede Advogados, PwC Brasil, Valore Investimentos e Banco Safra.

Finanças na era digital: Um debate sobre como obter retorno em iniciativas de digitalização

Data: Terça-feira – 06 de abril

Horário: Das 18h30 às 20h

Evento online e gratuito, transmitido pela plataforma Zoom.

Inscrição: https://bit.ly/3dmDxJg